Como se tornar assistente de dentista nos EUA

15.07.2017

Durante meu intercâmbio eu tive a oportunidade de fazer duas clases de fotografia, uma de retratos e uma de photoshop, e eu gostei muito,mas foram cursos pequenos com duração de 32 horas cada, que não me tornaria profissional nessa área. Eu sempre gostei muito de fotografia, e foi assim que paguei boa parte do valor do meu intercâmbio, mas aqui nos EUA a competição é braba, por os equipamentos serem muito mais baratos, qualquer pessoa tem acesso, e como em qualquer carreira do tipo, leva-se muito tempo pra construir uma base de clientes e poder viver dessa profissão. Não que eu tenha desistido dela, de jeito nenhum, eu ate já comprei uma camera melhor e continuo divulgando meu trabalho por aqui. Faço uma coisa aqui e outra ali, mas ainda não posso largar tudo e ser fotógrafa, infelizemente. Foi ai que eu decidi que precisava de uma qualificação, mas voltar pra faculdade... só de pensar mais 4 anos sentada numa sala de aula, já foi o suficiente pra me fazer desistir. Não que você nao possa vir e encarar uma faculdade do zero, aliás se tiver a oportunidade você deve, mas eu não sou uma pessoa que tem prazer em estudar, mas eu gosto de aprender. Eu gosto de que alguém me ensine como fazer, eu aprendo e faço, simples. Tambem por já ter cursado 3 cursos por anos no Brasil e nunca ter terminado nenhum eu sei que isso não daria certo. Então eu decidi que tinha que descobrir um curso rápido, que me profissionalizase, que me ensinasse o que eu teria que fazer e que depois de uns meses eu pudesse e ir e trabalhar.

 

 

 

Aqui nos EUA isso e muito comum, sao cursos chamados de "continuing education" que sao cursos profissionalizantes e de curta duração para quem já terminou o ensino medio. Então eu descobri o curso de "dental assistant" ou assistente de dentista, onde voce vai ser qualificado pra assistir o dentista com os instrumentos, fazer esterilização dos equipamentos, tirar raio X, preparar coroas temporárias, entre outras rotinas de um escritório de dentista. Eu nunca pensei em trabalhar na area de saúde, mas o curso me chamou muita atenção, por ser curto e  ser uma coisa que eu me conseguia me ver fazendo, já que como assistente eu não vou ter que entrar na boca das pessoas e fazer a parte ruim hehe.

 

Bom, cada Estado aqui tem uma regra diferente do que você precisa pra ser assistente de dentista. Aqui no Arizona, é necessário ser certificado em radiologia e polimento coronal, e aqui nao é obrigatorio fazer um curso, você pode estudar por conta própria eaplicar pra fazer o exame do DANB (Dental Assisting National Board), pegar sua licença e comecar a trabalhar. Por inglês não ser minha língua materna, eu sabia que teria dificuldades de estudar por conta própria, então decidi procurar uma escola. Existem escolas com curso de 13 semanas e escolas com curso de 1 ano ou mais. Como minha idéia era um curso rápido e prático e que eu não precisasse vender um rim pra pagar, escolhi uma escola de 13 semanas, onde eu pudesse aprender tanto nos livros como no "laboratório", ou seja em um consultório de dentista, usando os equipamentos e tudo mais. Como já tem um tempinho que comecei, eu tenho apenas mais 4 semanas de aula yay! Após as aulas eu começo a fazer estágio, não remunerado :( por 120 horas. Durante o estágio eu ainda tenho que estudar muito pra passar nos exames pra ter minha licença de assisntente de dentista. Depois disso eu ja estou pronta pra encarar minha nova profissão!

 

 

 

Quais serão os custos?

 

- O valor que paguei no curso foi o total de: $4.000, mas isso varia de escola pra escola (inclui livros e um set de scrubs)

- O valor do exame de Radiology (radiologia): US $ 250

- O Valor do exame de Coronal Polishing: US $ 225

 

Curiosidades:

 

- O exame de radiologia contem 100 questoes (SOCORRO!)

- As classes de aula normalmente são pequenas, na minha somos apenas 5 meninas

- O salário de Assistente de Dentista eh em media $36.940 por ano ou US $ 17,76 por hora. - Se voce se especializar, fizer mais cursos, voce podera aumentar o valor do seu salario.

- A procura por assistentes deverá crescer 18% ate 2024, muito mais rápido do que a média para outras ocupações.

 

Para mais informações sobre a profissão e quais as leis e regras do seu Estado pra se tornar assistente de dentista visite o site https://www.danb.org/

 

Espero que esse post tenha te ajudado a perceber que você não precisa de um diploma pra ter uma carreira aqui nos EUA, claro que se você tiver, melhor pra você, mais chances de trabalho e provavelmente mais dinheiro no seu bolso hehe mas também existem outras oportunidades para aqueles que nao querem ir pra faculdade por anos ou nao tem condições de bancar uma. Se você gostou ou tem alguma duvida deixa aqui nos comentários que eu vou adorar te responder. Nao deixa de clicar nos links das minhas redes sociais, e conferir os ultimos post do blog.

 

Curte aqui minha página no Facebook pra saber quando tem post novo!!

 

Até a próxima!!

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

GEOVANNA SORICH  |  GCSORICH@GMAIL.COM   |   CURITIBA,PR - BRASIL

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now