Vou Casar e Meu Visto Expirou, e Agora?

06.04.2018

Acredito que essa seja a pergunta que mais atormenta as pessoas que vem para os Estados Unidos com um visto, acabam conhecendo o amor da sua vida e decidem casar: O que acontece se eu ficar out of status (sem visto) até eu me casar ou depois de casar?

 

 

 

Se você veio com um visto (b2,j1,f1, etc) e não tinha a intenção de casar, mas encontrou a pessoa certa e tomaram essa decisão, o mais correto sempre será retornar ao seu país de origem, entrar com o pedido de visto de noiva (k1) pra depois poder retornar aos Estados Unidos para casar. Porém nós sabemos que esse processo K1 muitas vezes demora muito e acaba saindo mais caro, por isso a maioria das pessoas optam por ficar no país, casar e fazer o ajuste de status. 

 

Uma coisa importante que você precisa saber é que casar com cidadão americano não te dá o direito de ficar nos Estados Unidos legalmente, você precisa aplicar para a residência permanente, mais conhecida como Green Card. O primeiro Green Card é válido apenas por 2 anos e quando você renova você recebe um novo Green Card válido por 10 anos. Após 1 ano com o segundo Green Card você pode aplicar para a cidadania americana, mas isso já é assunto pra um outro post. 

 

Voltando ao tópico do post, por lei, você deve aplicar para o ajuste de status antes do seu atual status (visto) vencer.  Normalmente quando você aplica para o Green Card o governo americano tende a perdoar o tempo que você ficou out of status (fora de status), contanto que você tenha entrado nos Estado Unidos de forma legal (com um visto válido), porém isso não é garantido. Fique ciente de que se você decidir esperar para aplicar para a mudança de status corre o risco de ser pego pela imigração a qualquer momento. 

 

No entanto, não se desespere, muitas pessoas ficam fora de status antes de aplicar para o green card, por diversos motivos, as vezes não tiveram tempo de preparar todo o processo, ou não tiveram dinheiro para arcar com as despesas do processo,  e ainda assim tiveram seu green card aprovado sem problemas. Por isso se programe, tente casar antes do seu atual visto expirar e preparar seus papéis para o processo para que você possa enviar seu pedido de ajuste de status assim que você casar e evitar qualquer possível dor de cabeça lá na frente. 

 

Por que é tão importante aplicar para Green Card logo que casar?

 

Enquanto você não tiver um status oficial no país como o de "residente permanente", existem muitas coisas que você não poderá fazer como uma pessoa qualquer residinto no país, por exemplo trabalhar. Sim, pois quando você aplica para o Green Card você também aplica para uma permissão para trabalho que deve chegar antes do processo do Green Card ser finalizado, sem essa autorização você não pode trabalhar nos Estados Unidos legalmente. Outra coisa que talvez você não consiga fazer é dirigir, muitos Estados só aceitam sua aplicação para tirar ou renovar a sua carteira de motorista com pelo meno o cartão da permissão de trabalho em mãos. Então para evitar esses transtornos e viver preocupado se está tudo bem, se programe, economize e aplique para o ajuste de status logo após o casamento. 

 

Para entender mais sobre a questão da permissão pra trabalho eu fiz um post bem explicadinho, clique aqui para acessar o post. 

 

 

 

Se você está tendo problemas pra preencher seus formulários ou ainda nem sabe por onde começar, entre em contato comigo agora mesmo e solicite seu orçamento para que eu possa te ajudar a simplificar esse processo, através do email gcsorich@gmail.com .

 

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round

GEOVANNA SORICH  |  GCSORICH@GMAIL.COM   |   CURITIBA,PR - BRASIL

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now